sexta-feira, 9 de outubro de 2015

# 184 : Sugestões para o fim-de-semana



Este fim-de-semana vai acontecer tanta coisa, que nem sei por onde começar...


No São Jorge decorre mais uma Festa do Cinema Francês, com um cartaz riquíssimo. Depois de Lisboa, este festival estende-se a outras cidades, de Norte a Sul do país, para que todos os portugueses possam assistir ao melhor do cinema francês. A programação completa pode ser vista aqui.

Sexta-feira, 9 de Outubro
19h00 - L’Amant; de Jean-Jacques Annaud
22h00 - Fidelio, l’odyssée d’Alice; de Lucie Borleteau
21h30 - Lolo ;de Julie Delpy

Sábado, 10 de Outubro
11h00 - Gus, petit oiseau, grand voyage; de Christian De Vita
16h00 - L’Ours; de Jean-Jacques Annaud
19h30 - Un moment d’égarement; de Jean-François Richet
21h30 - Mes séances de lutte; de Jacques Doillon
22h00 - Un illustre inconnu; de Matthieu Delaporte

Domingo, 11 de Outubro
11h00 - Mune, le gardien de la Lune; de Benoît Philippon e Alexandre Heboyan
17h00 - Phantom boy; de Alain Gagnol e Jean Loup Felicioli
19h00 - La prochaine fois je viserai le cœur; de Cédric Anger
19h30 - Lulu femme nue; de Solveig Anspach
21h30 - Les souvenirs; de Jean-Paul Rouve
22h00 - Réalité; de Quentin Dupieux




Este é, também, o fim-de-semana da Open House Lisboa, que nos traz a oportunidade de visitar por dentro inúmeros edifícios que, normalmente, estão fechados ao público. A maioria dos espaços, cuja lista pode ser vista aqui, não aceita reservas, funcionando as entradas pelo regime de "ordem de chegada". As opções são imensas!




A moda invadiu a zona baixa da cidade, para uma mais edição da Moda Lisboa. Embora a maioria dos desfiles e dos espaços exijam convite, há várias oportunidades para que o público possa ver as criações e as sugestões para o próximo ano. 
Na Câmara Municipal de Lisboa, na sala Design Room, pode visitar duas exposições: uma mostra dos sapatos das colecções apresentadas em desfile, promovida pela APPICCAPSM; e outra dedicada aos talentos do Sangue Novo, com um coordenado de cada um dos dez participantes. No Espaço BPI, na Praça do Município, pode visitar a Wonder Room, que volta a abrir portas, com 22 marcas nacionais emergentes representadas. No Domingo, pode assistir ao desfile do estilista Nuno Gama, às 14 horas, no exterior do edifício da Marinha Portuguesa, na Ribeira das Naus.




No sábado, o Trampolim Gerador invade o Príncipe Real, com diversas iniciativas culturais, que vão da ópera a cinema árabe, passando por exposições no Palácio Cor-de-Rosa e por actividades para crianças.




A animação estende-se, ainda, ao Village Underground Lisboa, com o It’s Almost Happening, a festa de apresentação da Arte Viral com o objectivo de introduzir na comunidade artística uma nova forma de interagir com a Arte.
O programa divide-se em 3 momentos distintos, sendo os dois primeiros de entrada live:

  • a Palavra (16:00-18:00): que consiste em duas conversas sobre a Economia Social e o Futuro da Arte em Portugal, com oradores com experiência nas áreas.
  • a Interação (18:30-21:30): onde o principal foco é a interacção do público com a Arte. Actividades como artes circenses, instalações e live painting estarão a decorrer ao mesmo tempo.
  • a Festa (22:30-4:00): com a actuação de DJs da LxMusic, acompanhados por vídeo mapping e performers/dançarinos.