quinta-feira, 28 de maio de 2015

# 99 : Rota das Tapas - round 1


Ontem juntei umas amigas para a primeira voltinha da Rota das Tapas. Como era dia de semana, e hoje tínhamos de trabalhar cedo, escolhemos 4 cantinhos, no Príncipe Real e pelo Bairro Alto. Começámos pelo Origami, onde provámos as deliciosas espetadas de frango com molho teriaki. Por muito que adore a gastronomia mediterrânica, tenho um fraquinho especial pelos pratos asiáticos, o faz com que esta tapa tenha ganho o prémio de a mais gulosa da Rota. O serviço foi, como sempre, de uma simpatia exímia, tão própria dos melhores restaurantes japoneses da cidade. 
Mais descontraídas, depois da primeira Estrella e de esvaziarmos a cabeça do stress do trabalho, seguimos para o Gayola, à procura do bifinho do lombo em pão árabe, com molho gayola.  Nenhuma de nós conhecia o restaurante, mas ficámos cheias de vontade de lá voltarmos, para um jantar descontraído. A avaliar pela qualidade do prego, o Gayola promete ser a melhor churrasqueia das redondezas. Daí, continuámos a descer o Príncipe Real, parando no Tapas Bar 52. Como sempre, estava cheíssimo, mas essa condição não o impossibilitou de ter o serviço mais rápido da Rota. Com a experiência de quem já anda nisto há muito tempo, o Rapas Bar 52 tinha um balcão montado no exterior, com os hambúrgueres embrulhados em papel, prontos a serem entregues aos clientes. Foi uma agradável surpresa, exemplo da arte e engenho portuguesas, sempre prontos a desenrascar qualquer situação.
Por último, e já em jeito de remate, entrámos no Bairro à procura do Dogtown Burger Joint. Não conhecia o espaço, mas fiquei cheia de vontade de lá voltar, para provar os hambúrgueres. Assim que chegámos, conduziram-nos a uma mesa, para que pudéssemos esperar pela nossa tapa. Nem 3 minutos tinham passado, quando a nossa tábua chegou. Com um cuidado e dedicação transbordante, foi-nos descrito em pormenor a tapa, com a apresentação de cada ingrediente e a função de cada uma das suas partes para a experiência. Embora mais pequena que o normal, esta tapa é uma explosão de sabores, absolutamente deliciosa. Gostámos tanto que pedimos uma segunda rodada. Foi, de longe, a maior surpresa da noite. 


Origami - A mais gulosa



Dogtown Burger Joint - A maior surpresa