quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

# 34 : A Vida Portuguesa

(English version below)

Adoro ir à loja A Vida Portuguesa e ficar a ver todas aquelas coisas, imaginando os meus pais, os meus tios e os meus avós a usarem aqueles produtos.
Na terça levei a minha mãe a conhecer a loja e, para grande desgosto meu, percebo que eram poucas as coisas que os meus avós e tios usavam antigamente. Nenhum daqueles cremes, nem as colónias, nem os sabonetes. Pelos vistos, de tudo aquilo, só usaram os lápis Aguarela, o líquido para as pratas Coração, os chocolates Regina, as louças do Bordalo Pinheiro e a pasta medicinal Couto.

No meio dos brinquedos, descobri o melhor e mais simples jogo de sempre, para jogar com amigos num bar ou num jantar descontraído: o jogo do Rapa. Nunca tinha ouvido falar, mas a ideia é tão simples que me rendi prontamente. Tudo de baseia num pião, com quatro faces. As regras são super fáceis de decorar e a diversão é garantida. Estou ansiosa por experimentar!!

Para começar cada um dos jogadores coloca em jogo um feijão. 
À vez, cada um vai jogando o dado.
O T é de Tira e o jogador tira um feijão. 
O D é de Deixa e tudo fica igual. 
O P é de Põe e o jogador deve colocar no meio mais um feijão. 
O R, claro, é de Rapa e o jogador rapa o jogo, ou seja, recolhe tudo.



--

I love going to the store A Vida Portuguesa to see all those things, imagining my parents, my uncles and my grandparents using those products.
On Tuesday, I took my mother to know the store and to my chagrin, I realize that there were few things that my grandparents and uncles used before. None of these creams, neither colonies nor soap. Apparently, among all that, they only used the pencils Aquarela, the liquid Coração to clean silvers, the Regina chocolates, crockery of Bordallo Pinheiro and medical folder Couto.

Among the toys, I found the simplest and best game ever, to play with friends in a bar or in a relaxed dinner: the Rapa game. I had never heard of, but the idea is so simple that I surrendered promptly. Everything is based on a spinning top with four sides. The rules are super easy to decorate and the fun is guaranteed. I am eager to try it!!

To begin each player puts into play a bean.
At the time, each will throwing the dice.
The T is Strip and the player draws a bean.
The D is Allowed and everything is equal.
The P is Put and the player must place in the middle another bean.
The R is Shear and the game player or collects everything.