terça-feira, 18 de junho de 2013

# 91 : Museu Colecção Berardo no Google Cultural Institute

Acho já deu para perceber que adoro museus.. Adoro ver exposições, colecções e mostras. Adoro lojas de museus. Adoro ver, rever e voltar a ver peças, quadros ou instalações de que gosto. Não sou uma especialista em arte, nem de perto nem de longe, mas sou uma grande admiradora de artistas, de obras e de projetos. Aliás, sou bastante Tchecoviana neste aspecto.. consigo admirar o engenho de um artista, consigo (por vezes com dificuldade) perceber a genialidade de certas obras mas o que gosto mesmo é de ver e rever as peças de que mais gosto, aquelas onde encontro beleza!
Por tudo isto, fiquei rendida com o lançamento do Google Cultural Instute (GCI), um museu digital com inumeras colecções e exposições de todo o mundo. No GCI encontramos colecções tão conhecidas como a do British Museum ou a do MoMA, que nos permitem revistar obras emblemáticas e matar saudades de visitas passadas. Em Portugal, o Museu Colecção Berardo foi o primeiro, e até hoje único, museu que integrou o GCI, um passo importantíssimo e decisivo para a afirmação internacional de uma das mais conceituadas colecções portuguesas. Embora só estejam disponíveis 31 peças, a visita a esta colecção é obrigatória! 
Espero que no futuro a exibição de obras e colecções no GCI vire moda e que mais museus integrem este projecto.. para que todo o mundo possa ver de perto todas as maravilhas que temos guardadas neste nosso, e querido, Portugal..